Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Responsabilidade Social Corporativa no Futebol do Brasil: Estudos de Caso com as Equipes do Campeonato Brasileiro Série A.

2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 03; Issue: 02 Linguagem: Português

10.5585/podium.v3i2.49

ISSN

2316-932X

Autores

Felipe Ferreira de Lara,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O reconhecimento do esporte como um meio de socializacao e inclusao social pode ser observado pelo grande numero de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares. Parte-se do pressuposto de que, como as criancas e jovens gostam do esporte, irao atraves desta pratica participar e se manter nos projetos existentes que terao como objetivo desenvolver valores positivos nesses individuos. O futebol e a principal atividade esportiva conhecida e praticada no Brasil, assim clubes desta modalidade sao um importante veiculo de identificacao para os jovens. Se o clube de futebol esta envolvido na comunidade, acaba por fazer parte e desenvolver uma forca direcionadora no ambiente o qual esta inserido. Desse modo, a pesquisa parte de um estudo exploratorio sobre as acoes de responsabilidade social nos clubes da serie A do Campeonato Brasileiro de Futebol. O envolvimento social desses clubes se caracteriza pelo foco na insercao da comunidade adjacente a sede do clube, ao trabalho voluntario e a educacao, todos com o foco no jovem. No entanto, essas acoes identificadas ainda se restringem a uma caracterizacao de brevidade e fragmentacao.

Referência(s)