
O processo de Bolonha vis a vis a globalização de um modelo de Ensino Superior
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2175-795X
AutoresMaria Célia Marcondes de Moraes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO tema desta mesa-redonda nao poderia ser mais oportuno: a discussao do processo de Bolonha1, projeto de construcao de uma Area Europeia de Ensino Superior ate o ano de 2010, a arquitetura de uma “Europa do conhecimento”, como anunciam orgulhosamente varios documentos desse processo, inclusive a propria Declaracao de Bolonha (1999). Como se sabe, a iniciativa expressa o interesse de alguns paises europeus em redefinir o papel da Europa no cenario internacional tornandoa competitiva, sobretudo em relacao aos Estados Unidos, principal responsavel pela reorganizacao e subsuncao do mercado mundial a sua hegemonia economica e politico-militar. E fascinante esse conceito de um locus europeu unico de educacao superior e de pesquisa de excelencia, de padroes de reconhecimento internacional dos programas e ciclos de formacao. Parece-me muitissimo interessante a perspectiva de mobilidade transnacional de alunos e professores, a empregabilidade dos diplomados e a capacidade de atracao dos sistemas europeus de ensino superior. E possivel imaginar as pesquisas fertilizando nao apenas os campos da tecnologia e das ciencias, mas os das areas sociais e humanas contribuindo para esclarecer temas atualissimos como o choque de culturas, as barreiras linguisticas, a interculturalidade. Afinal, se os Estados Unidos sao o foco da competicao, no processo de Bolonha igualmente esta em pauta a afirmacao das diferentes culturas do
Referência(s)