Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Paradigmas do desenvolvimento cognitivo: uma breve retrospectiva

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2006000100009

ISSN

1678-4669

Autores

Suely de Melo Santana, Antônio Roazzi, Maria das Graças Bompastor Borges Dias,

Tópico(s)

Child and Animal Learning Development

Resumo

A cognição humana tem sido foco de diversas investigações no campo da psicologia do desenvolvimento, buscando-se construir um referencial teórico-empírico para orientar estudos e intervenções nesta direção. O debate tem se situado em torno de grandes paradigmas - piagetiano, neopiagetiano, processamento informacional, contextual e biológico-maturacional/neurociência cognitiva, sendo considerados, por vezes, enquanto referencial absoluto de verdade, e percebidos como excludentes entre si. O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma breve retrospectiva dessas vertentes teóricas, buscando identificar pontos de interlocução entre elas, na tentativa de apreendê-las enquanto um corpo de conhecimentos que se complementam e integram vários olhares sobre a mente humana.

Referência(s)