
Paradigmas do desenvolvimento cognitivo: uma breve retrospectiva
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2006000100009
ISSN1678-4669
AutoresSuely de Melo Santana, Antônio Roazzi, Maria das Graças Bompastor Borges Dias,
Tópico(s)Child and Animal Learning Development
ResumoA cognição humana tem sido foco de diversas investigações no campo da psicologia do desenvolvimento, buscando-se construir um referencial teórico-empírico para orientar estudos e intervenções nesta direção. O debate tem se situado em torno de grandes paradigmas - piagetiano, neopiagetiano, processamento informacional, contextual e biológico-maturacional/neurociência cognitiva, sendo considerados, por vezes, enquanto referencial absoluto de verdade, e percebidos como excludentes entre si. O objetivo deste trabalho consiste em realizar uma breve retrospectiva dessas vertentes teóricas, buscando identificar pontos de interlocução entre elas, na tentativa de apreendê-las enquanto um corpo de conhecimentos que se complementam e integram vários olhares sobre a mente humana.
Referência(s)