Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"Consumo consciente": o ecocapitalismo como ideologia

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-49802012000100010

ISSN

1982-0259

Autores

Maria das Graças e Silva, Nailsa Maria Souza Araújo, Josiane Soares Santos,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Este texto tem como objetivo oferecer um conjunto de problematizações acerca do "consumo consciente". Trata-se de um ensaio de natureza bibliográfica cuja tese central consiste em afirmar que, sob a prevalência do mundo mercantil, não se institui, de fato, o consumo consciente como afirmação do princípio da sustentabilidade socioambiental. Procura-se revelar o caráter ideológico desta formulação, que associa o consumismo e a possibilidade de sua superação apenas à necessidade de mudanças comportamentais sem que se explicitem suas dimensões socioeconômicas e sua funcionalidade como mecanismo de reprodução da lógica destrutiva do capital.

Referência(s)