
"Consumo consciente": o ecocapitalismo como ideologia
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-49802012000100010
ISSN1982-0259
AutoresMaria das Graças e Silva, Nailsa Maria Souza Araújo, Josiane Soares Santos,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoEste texto tem como objetivo oferecer um conjunto de problematizações acerca do "consumo consciente". Trata-se de um ensaio de natureza bibliográfica cuja tese central consiste em afirmar que, sob a prevalência do mundo mercantil, não se institui, de fato, o consumo consciente como afirmação do princípio da sustentabilidade socioambiental. Procura-se revelar o caráter ideológico desta formulação, que associa o consumismo e a possibilidade de sua superação apenas à necessidade de mudanças comportamentais sem que se explicitem suas dimensões socioeconômicas e sua funcionalidade como mecanismo de reprodução da lógica destrutiva do capital.
Referência(s)