Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Um forrobodó da raça e da cultura

2006; National Association of Post-Graduate Research in Social Sciences; Volume: 21; Issue: 62 Linguagem: Português

10.1590/s0102-69092006000300004

ISSN

1806-9053

Autores

Antônio Herculano Lopes,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

A comédia musical Forrobodó, de Luiz Peixoto e Carlos Bittencourt, estreada em 1912 no Rio de Janeiro, abriu caminho para a ampliação do interesse das classes médias cariocas pela cultura produzida no que se convencionou chamar de "Pequena África". A região em torno da praça Onze tinha uma alta concentração de lideranças espirituais e culturais dos afrobrasileiros e se transformara num viveiro de manifestações que teriam enorme influência na cidade e no país. Minha análise se concentra menos no texto e mais na performance em si, no sentido de apreender como os mitos de uma identidade mestiça começam a se construir. Todos os elementos da produção da peça se combinam para preencher a necessidade de grupos da classe média branca carioca de uma representação ambígua e ambivalente de raça e classe na cultura da cidade.

Referência(s)