Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Perspectivas para o ensino na saúde: do 'apagão educacional' à política de educação permanente

2014; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-7746-sip00022

ISSN

1981-7746

Autores

Renata de Lima Pacheco Nideck, Paulo Pires de Queiroz,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O artigo aborda a educação permanente na ótica reflexiva e rizomática, abrangendo a necessidade de desterritorializar os saberes circulantes na saúde. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo referencial teórico estrutura-se no materialismo histórico marxista. O estudo descreve um breve histórico sobre a política educacional com base em dois eventos marcantes ocorridos na década de 1980: a escassez de trabalhadores para o trabalho complexo, denominado ‘apagão educacional’, e o surgimento do novo ensino superior no Brasil. Tais eventos, ao atravessarem a formação profissional, reproduzem na educação em serviço a estrutura do conhecimento mais hierarquizada. Se o ensino na saúde apresenta limitações, oferece também possibilidades e perspectivas para romper com a rigidez epistemológica e aproximar-se da educação menor e do crescimento de rizomas nas práticas em saúde.

Referência(s)