Artigo Acesso aberto Revisado por pares

<b>Proposta de método para a formulação de estratégia em pequenas e médias empresas</b>

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14488/1676-1901.v8i2.117

ISSN

1676-1901

Autores

Luís Henrique Piovezan, Fernando José Barbin Laurindo, Marly Monteiro de Carvalho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

De maneira geral, os modelos de estratégia encontrados na literatura são predominantemente voltados para grandes empresas. Contudo, pequenas e médias empresas (PME) também necessitam de planejar suas estratégias, mas de maneira que sejam respeitadas suas peculiaridades. Neste contexto, este artigo apresenta um método simplificado para a formulação e o desdobramento da estratégia, voltado ao uso pelas PME. Este método foi desenvolvido através de uma série de estudos de casos, desenvolvidos em diferentes etapas, em pequenas empresas (10 a 500 empregados). A versão final deste método é uma estrutura de sete passos que considera tanto o ambiente empresarial e as competências essenciais da empresa. O resultado final almejado é o alinhamento da estratégia de negócio com a estratégia de manufatura. O método é aplicável para PME por ser simples e permitir economizar tanto o tempo como outros recursos escassos disponíveis para a formulação da estratégia, aspectos importantes neste tipo de empresa. Finalmente, apresenta-se um estudo de caso, no qual a versão final do método desenvolvido foi aplicada e analisada em uma pequena empresa brasileira. Palavras-chave: Estratégia Competitiva, Estratégia para Pequenas Empresas, Estratégia de Manufatura.

Referência(s)