Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Empreendedorismo, inovação e redes: uma nova abordagem

2008; SciELO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1676-56482008000100008

ISSN

1676-5648

Autores

Gláucia Maria Vasconcellos Vale, John Wilkinson, Robson Amâncio,

Tópico(s)

Entrepreneurship Studies and Influences

Resumo

Uma das vertentes da atual literatura sobre empreendedorismo, vislumbra o empreendedor como um criador de redes. Destoando da concepção dominante do empreendedor como um ator atomizado e individualista, traz interessantes desdobramentos, tanto no plano teórico quanto da observação empírica. Apresenta, no entanto, algumas limitações, particularmente no tratamento do tema em um mundo caracterizado por um vertiginoso processo de transformação, onde a inovação representa a mola mestra. O presente artigo aborda essa problemática e mostra como é possível superar as limitações teóricas, por meio de uma associação com a literatura neo-schumpeteriana mais recente, centrada na temática da inovação. Demonstra que a união entre essas duas abordagens pode trazer relevantes contribuições para uma melhor compreensão do fenômeno do empreendedorismo e seu impacto na sociedade pós-industrial.

Referência(s)