
O brincar e a relação objetal no espectro autístico
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1984-02922013000100013
ISSN1984-0292
AutoresEllen Fernanda Klinger, Ana Paula Ramos de Souza,
Tópico(s)Psychological Treatments and Disorders
ResumoNeste estudo foram investigados aspectos como o uso dos objetos e suas possibilidade de mudança em crianças do espectro autista em terapia fonoaudiológica de concepção Interacionista. Os sujeitos foram três meninos com diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento, suas mães e a fonoaudióloga. Filmaram-se as crianças durante a brincadeira livre no primeiro e décimo mês de terapia. Houve mudanças no brincar e no uso do objeto nos sujeitos. Conclui-se a efetividade da promoção do brincar em terapia, bem como que o conhecimento e a observação dos tipos de objeto e relação objetal é um importante indicador clínico.
Referência(s)