Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O brincar e a relação objetal no espectro autístico

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1984-02922013000100013

ISSN

1984-0292

Autores

Ellen Fernanda Klinger, Ana Paula Ramos de Souza,

Tópico(s)

Psychological Treatments and Disorders

Resumo

Neste estudo foram investigados aspectos como o uso dos objetos e suas possibilidade de mudança em crianças do espectro autista em terapia fonoaudiológica de concepção Interacionista. Os sujeitos foram três meninos com diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento, suas mães e a fonoaudióloga. Filmaram-se as crianças durante a brincadeira livre no primeiro e décimo mês de terapia. Houve mudanças no brincar e no uso do objeto nos sujeitos. Conclui-se a efetividade da promoção do brincar em terapia, bem como que o conhecimento e a observação dos tipos de objeto e relação objetal é um importante indicador clínico.

Referência(s)