Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Design de produtos de software dirigidos à inovação: um estudo de caso

2013; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.6008/ess2179-684x.2013.002.0008

ISSN

2179-684X

Autores

Ricardo Tavares Antunes de Oliveira, Allisson Dantas de Oliveira, Bruno Campos de Azevedo, Ricardo Souza,

Tópico(s)

Product Development and Customization

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso na área de mobilidade urbana onde é proposto um novo produto de software, a ideação e concepção foram baseadas em técnicas de inovação, tal como, Cauda Longa, Gratuidade e Estratégia do Oceano Azul. Basicamente, a problemática está relacionada ao fato do crescimento do número de veículos nos grandes centros urbanos, resultando em demandas por mais estacionamento e até mesmo um sistema inteligente que possa ser integrado com os estacionamentos e informar em tempo real a disponibilidade do local. Uma pesquisa realizada em um dos grandes centros urbanos constatou-se que 80,6% das pessoas estão interessadas em utilizar este tipo de serviço, 100% nunca utilizaram nenhum tipo de serviço dessa natureza e por fim, 72,2% responderam que estariam dispostas a pagar para utilizar tal serviço. Os resultados mostram a concepção de um produto de software que busca explorar um nicho de mercado ainda pouco visado. Este artigo avalia o nível da inovação através da matriz de avaliação de valor e do modelo das quatro ações proposto pela estratégia do oceano azul. A curva de inovação do software proposto se diferencia com relação aos concorrentes do mesmo seguimento de negócio, caracterizando uma inovação de valor e com potencial de mercado.

Referência(s)