
Desempenhos nas duas tarefas do subteste dígitos do WISC-III e do WAIS-III
2007; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722007000300010
ISSN1806-9770
AutoresVera Lúcia Marques de Figueiredo, Elizabeth do Nascimento,
Tópico(s)Cognitive and developmental aspects of mathematical skills
ResumoO subteste Dígitos está incluído no WISC-III e no WAIS-III, constituindo uma medida de atenção e memória de trabalho. Considerando que o desempenho em cada parte desse subteste implica em funções cognitivas diferentes, a determinação dos padrões de desempenho e das discrepâncias pode ser útil na investigação clínica. O artigo apresenta os resultados das amostras de normatização brasileiras dos testes WISC-III e WAIS-III nas ordens direta e inversa dos dígitos, analisando-se as discrepâncias entre cada uma delas. Os sujeitos recordaram mais dígitos na ordem direta do que na inversa. No WISC-III, a mediana da quantidade máxima de dígitos que as crianças memorizaram foi de cinco na ordem direta e três na ordem inversa. No WAIS-III, a mediana alcançada pela amostra foi de cinco dígitos na ordem direta e de quatro na inversa. O número de dígitos retido foi menor que o reportado para as amostras de normatização americanas.
Referência(s)