Análise cinematográfica do filme "O Fantasma da Ópera" segundo a psicologia junguiana
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1984-02922013000100012
ISSN1984-0292
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEste trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o filme "O Fantasma da Ópera (2004)" de Joel Schumacher, com a aplicação de conceitos junguianos. Buscamos compreender o filme seguindo o modelo interpretativo proposto por Franz, que é utilizado em contos de fada. Aplicamos categorias junguianas à narrativa cinematográfica, sendo a trama principal um exemplo da dificuldade da heroína do filme com o masculino, isso é a consequência dos aspectos não integrados em sua sombra: ou seja, uma identificação feminina que a coloque como mulher e não apenas como filha, menina, puela. Os aspectos não integrados dizem respeito à sua sexualidade feminina, sua anima. O complexo a possui, ele favorece que aspectos de sua feminilidade não sejam integrados ao ego.
Referência(s)