
Sistema Personalizado de Ensino, Educação à Distância e aprendizagem centrada no aluno
2009; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-37722009000300002
ISSN1806-9770
AutoresJoão Cláudio Todorov, Márcio Borges Moreira, Ricardo Corrêa Martone,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO Sistema Personalizado de Ensino (PSI), amplamente utilizado nos anos 1970, e a Educação à Distância (EAD) são duas metodologias de ensino que rompem com modelos tradicionais de educação, nos quais o centro crítico de transmissão de informação é o professor. O presente trabalho apresenta as principais características dessas duas formas de ensinar, ressaltando suas similaridades. Alguns estudos nos quais PSI e EAD foram utilizados em conjunto são descritos e as vantagens de tal junção são discutidas. Sugere-se, ao final deste trabalho, que o uso conjunto do PSI e da EAD pode ser uma forma viável de disseminação e democratização de um ensino de qualidade, alicerçado em evidências empíricas de sua eficácia.
Referência(s)