Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Controle e coerção: a pedagogia do olhar na espacialidade do teatro e das organizações

2004; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 44; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902004000300002

ISSN

2178-938X

Autores

Sylvia Constant Vergara, José Luís Felício Carvalho, Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes,

Tópico(s)

Public Policy and Administration Research

Resumo

Este ensaio aborda o tema da coerção e do controle, amplamente tratado no campo dos estudos críticos em Administração, privilegiando o espaço físico. Porém o faz numa perspectiva alternativa: toma a evolução histórica da espacialidade teatral e estabelece analogias com a espacialidade nas organizações. Para tanto, são analisados o anfiteatro grego, o teatro de Roma, os palcos medievais, o palco italiano e, adicionalmente, a sala de cinema. O objetivo é argumentar que no espaço físico controla-se, pedagogicamente, o olhar do indivíduo para que propósitos políticos, econômicos e culturais sejam realizados. Tal acontece tanto pelo emprego de modos coercitivos e diretos de controle quanto de modos normativos, mais sutis.

Referência(s)