
Controle e coerção: a pedagogia do olhar na espacialidade do teatro e das organizações
2004; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 44; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902004000300002
ISSN2178-938X
AutoresSylvia Constant Vergara, José Luís Felício Carvalho, Ana Paula Cortat Zambrotti Gomes,
Tópico(s)Public Policy and Administration Research
ResumoEste ensaio aborda o tema da coerção e do controle, amplamente tratado no campo dos estudos críticos em Administração, privilegiando o espaço físico. Porém o faz numa perspectiva alternativa: toma a evolução histórica da espacialidade teatral e estabelece analogias com a espacialidade nas organizações. Para tanto, são analisados o anfiteatro grego, o teatro de Roma, os palcos medievais, o palco italiano e, adicionalmente, a sala de cinema. O objetivo é argumentar que no espaço físico controla-se, pedagogicamente, o olhar do indivíduo para que propósitos políticos, econômicos e culturais sejam realizados. Tal acontece tanto pelo emprego de modos coercitivos e diretos de controle quanto de modos normativos, mais sutis.
Referência(s)