Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DOUTOR FAUSTO, ENAMORADO DO MUNDO

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 70; Linguagem: Português

10.5380/rel.v70i0.4852

ISSN

2236-0999

Autores

Francisco R. S. Innocêncio,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

O mito de Fausto, que viria a se tornar o maior mito literário moderno de ocorrência universal, surgiu na Alemanha da primeira metade do século XVI, com o personagem real Georg Faust, verdadeira combinação de médico e saltimbanco. Porém, seria com a obra de Christopher Marlowe, A trágica história da vida e da morte do Doutor Fausto, que iria assumir as dimensões que passaria a ter em toda a literatura européia. Neste drama, Marlowe retoma vários elementos do teatro medieval, sobretudo das moralidades, para recriá-los e, de certo modo, subvertê-los, expressando com eles suas próprias concepções acerca da moral e da religiosidade, muito distantes dos preceitos católicos que fizeram de tal teatro um instrumento de doutrinação. Mais importante do que isso, Marlowe apropriou-se de recursos de um teatro que era didático em sua origem, transfigurando-os para com eles expressar os conflitos interiores de seu personagem, conferindo-lhe assim uma dimensão humana que seria a marca do teatro elisabetano e fornecendo-lhe as feições que fariam de Fausto um dos mitos fundadores do homem moderno.

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