
Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente
2010; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022010000200004
ISSN1981-5271
AutoresRicardo Corrêa Ferreira, Vânia Maria Lopes Fiorini, Everton Crivelaro,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA educação médica tem sofrido profundas críticas quanto à necessidade de diversificar os cenários de ensino-aprendizagem para que se construam novos currículos e sujeitos, possibilitando-lhes a inser ção num processo pedagógico reflexivo e dinâmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção que docentes da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília têm acerca do papel que a Atenção Básica de Saúde (ABS) desempenha na formação profissional dos estudantes. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de grupos focais com análise de discurso dos sujeitos entrevistados. Construíram-se três categorias: o papel da ABS na construção do SUS; o papel do SUS na formação profissional de novos sujeitos; o papel docente na construção profissional de novos sujeitos. Considera-se fundamental o papel exercido pela ABS na formação dos profissionais de saúde, notadamente profissionais críticos e reflexivos, destacando-se o papel transformador e emancipador que o docente exerce nessa formação.
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