Revisão Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pensamento crítico: um enfoque na educação de enfermagem

2000; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11692000000100004

ISSN

1518-8345

Autores

Maria Auxiliadora da Cruz Lima, Sílvia Helena De Bortoli Cassiani,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Neste estudo identificamos e analisamos os artigos que apresentavam o termo "pensamento crítico" no título ou no resumo, publicados em periódicos nacionais e internacionais, de julho/1992 a julho/1997. Essa pesquisa bibliográfica buscou responder os questionamentos dos educadores de como melhorar o ensino da enfermagem. Analisamos cinqüenta e dois artigos publicados nos índices Comprehensive Medline, Lilacs e Cinahl. A análise dos dados confirmou que o desenvolvimento do pensamento crítico é uma opção para a mudança do paradigma do processo ensino-aprendizagem. Precisa ser implementado na educação de enfermagem, mas exige planejamento dos currículos e estratégias de ensino que favoreça a participação ativa do aluno.

Referência(s)