
Desenvolvimento e contexto sociocultural: a gênese da atividade mediada nas interações iniciais mãe-bebê
2000; Springer Science+Business Media; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722000000200005
ISSN1678-7153
AutoresMaria Lúcia Seidl de Moura, Adriana Ferreira Paes Ribas,
Tópico(s)Language Development and Disorders
ResumoQuestões relacionadas ao desenvolvimento humano no contexto sociocultural são discutidas, utilizando-se a noção de atividade mediada como unidade de análise dos processos psicológicos humanos que não dissocia o plano individual do social. A tendência de não se analisar suficientemente as implicações teóricas de um corpo crescente de evidências empíricas sobre as interações precoces mãe-bebê é questionada. A abordagem sócio cultural e um esboço de modelo de contexto sociocultural para estudos de desenvolvimento são apresentados como alternativa para integração de algumas dessas evidências. Argumenta-se que interações mãe-bebê constituem a matriz da atividade mediada e a gênese dos processos psicológicos. São interpretados alguns dados de um estudo observacional de 30 díades mãe-bebê. Acredita-se que esta articulação teórica e interpretação de dados empíricos pode ser fértil e contribuir para a compreensão do desenvolvimento infantil inicial.
Referência(s)