<b>Trocas ortográficas relativas à sonoridade na escrita infantil</b><br>DOI:10.5007/1984-8420.2011v12n1p11
2012; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Linguística; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/1984-8420.2011v12n1p11
ISSN1984-8420
Autores Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoAs trocas ortográficas referentes ao traço de sonoridade são constantes nas escolas e clínicas fonoaudiológicas; conhecer melhor como elas incidem na escrita infantil beneficia professores e fonoaudiólogos. Assim, este artigo analisa produções escritas de crianças da 4ª série do ensino fundamental, buscando conhecer quais processos fonológicos (sonorização e dessonorização) e fonemas são mais frequentemente envolvidos nas trocas e entender a influência de condicionamentos linguísticos (padrão de tonicidade e contexto vocálico) e extralinguísticos (sexo) sobre tais processos. Na análise geral, não houve diferenças relacionadas ao sexo; foi observada uma tendência à dessonorização e maior porcentagem de trocas nas sílabas tônicas e no fonema seguido pela vogal /a/. Nas produções espontâneas, as trocas mais frequentes são relativas ao par fricativo labiodental, seguido dos plosivos alveolares e velares; nos ditados, os plosivos alveolares, os plosivos velares e os fricativos labiodentais; quando analisados em relação ao total de ocorrências, a maior prevalência de trocas recai sobre o plosivo velar sonoro.
Referência(s)