Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A música terapêutica como uma tecnologia aplicada ao cuidado e ao ensino de enfermagem

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1414-81452009000300012

ISSN

2177-9465

Autores

Leila Brito Bergold, Neide Aparecida Titonelli Alvim,

Tópico(s)

Language Acquisition and Education

Resumo

A predominância das técnicas na assistência muitas vezes inviabiliza o estabelecimento de um cuidado expressivo que promova a humanização da prática assistencial. Este estudo abordou duas pesquisas que investigaram o uso da música como um recurso terapêutico aplicado ao cuidado e ao ensino de enfermagem: a visita musical e a dinâmica musical. Ancorou-se nas contribuições de Even Ruud sobre o contexto cultural relacionado à música e à saúde. Utilizou-se o Método Criativo-Sensível na produção de dados das duas pesquisas, realizadas respectivamente com clientes hospitalizados e enfermeiros. A visita musical constituiu-se como tecnologia para o cuidado expressivo, pois promoveu conforto, ludicidade, expressão emocional e integração entre os clientes e destes com o ambiente hospitalar. A dinâmica musical mobilizou a produção de subjetividades nos enfermeiros, que perceberam as possibilidades do uso criativo da música como um recurso tanto no âmbito do cuidado quanto no ensino de enfermagem.

Referência(s)