Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A contagem oral como pré-requisito para a aquisição do conceito de número com crianças pré-escolares

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2002000100009

ISSN

1678-4669

Autores

Giseli Monteiro, José Gonçalves Medeiros,

Tópico(s)

Behavioral and Psychological Studies

Resumo

A contagem oral como pré-requisito para aquisição do conceito de número foi ensinada através do procedimento de escolha de acordo com o modelo com crianças pré-escolares. Aos dois grupos foram ensinadas as relações de equivalência entre número e quantidade, porém a contagem oral foi ensinada apenas para o Grupo Experimental. No treino foram utilizados estímulos impressos (números, palavras e figuras) e auditivos (ditado). Ambos os grupos foram, então, submetidos a diferentes condições de teste para verificar o efeito da contagem oral. Na generalização foi utilizado um jogo de dominó. O desempenho dos sujeitos que foram submetidos ao ensino da contagem oral foi superior ao dos sujeitos que não passaram por esse procedimento. É discutida a importância da contagem oral na aquisição do conceito de número, sendo apontada como facilitadora no estabelecimento de relações de equivalência de estímulos não diretamente ensinadas (generalização).

Referência(s)