Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O discurso médico-higienista no Brasil do início do século XX

2012; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1981-77462012000300005

ISSN

1981-7746

Autores

Laerthe de Moraes Abreu, Eliane Vianey de Carvalho,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da relação entre higienismo e educação nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Para isso, analisou-se o discurso médico-higienista presente nas teses da I Conferência Nacional de Educação, realizada pela Associação Brasileira de Educação em Curitiba, Paraná, em 1927, utilizando-se, principalmente, os livros Os anormais (2002) e A ordem do discurso (2009), ambos do filósofo francês Michel Foucault. O exame das teses, bem como a revisão de literatura em história da educação, possibilitou perceber que o objetivo dos médicos, intelectuais e políticos brasileiros da década de 1920 era formar uma consciência higiênica nacional voltada para o progresso do país, instaurando a preocupação com a saúde física, mental e social da população.

Referência(s)