
Avaliação do vocabulário expressivo em crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais
2011; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462011005000059
ISSN1982-0216
AutoresMichelle Imaculada Otaviani Ferreira, Sabrina Araújo Dornelas, Márcia Miliane Maciel Teófilo, Luciana Mendonça Alves,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoOBJETIVO: investigar o desempenho de crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais em teste de vocabulário expressivo. MÉTODO: a amostra foi composta por 64 sujeitos (32 crianças no grupo estudo e 32 no grupo controle) que foram divididos em 4 grupos por idade (5, 6 , 7 e 8 anos). Todas as crianças foram submetidas ao Teste de Linguagem Infantil ABFW - Vocabulário. As respostas foram classificadas em designação do vocábulo usual (DVU), não-designação (ND) e processo de substituição (PS), de acordo com a proposta da autora da prova. RESULTADOS: na maioria dos campos conceituais, o grupo de deficientes auditivos obteve pior desempenho em relação ao grupo controle. Verificou-se que nos dois grupos estudados os piores desempenhos ocorreram nas categorias locais, alimentos e vestuário, em todas as idades. Em ambos os grupos verificou-se melhor desempenho nas crianças de 5 anos de idade, em comparação às demais crianças. Também em ambos os grupos estudados, os processos de substituição foram observados com maior freqüência no campo locais e com menor freqüência em formas e cores. Não houve diferença significante entre as idades. CONCLUSÃO: os campos conceituais com maiores índices de acerto nas crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais foram profissões, brinquedos e instrumentos musicais e móveis e utensílios domésticos. Apesar das diferenças quantitativas observadas em relação aos grupos, observou-se grande similaridade qualitativa quanto às respostas obtidas, sugerindo-se um processo evolutivo semelhante na aquisição lexical dos grupos.
Referência(s)