Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ética: a aprendizagem da arte de viver

2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 29; Issue: 102 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302008000100002

ISSN

1678-4626

Autores

Nadja Hermann,

Tópico(s)

Ethics in medical practice

Resumo

O trabalho discute, numa abordagem filosófica, a formação ética, a partir das possibilidades da arte de viver. Explicita que a arte de viver tem uma dimensão estética em que própria obra da vida tem a arte como modelo, por meio da criação de diferentes estratégias (desde as interativas até as literárias), articuladas com princípios universais. Esta ética, com seu apelo às condições concretas da vida e aos sentimentos, não exclui o reconhecimento de uma normatividade que ultrapassa as regras criadas pelo próprio sujeito, ou seja, universalidade e particularidade não se excluem. O texto apresenta (1) a contribuição helenística para a arte de viver, por meio do modelo terapêutico de filosofar, e (2) o papel das emoções e da phronesis na articulação entre o universal e o particular, para apontar que (3) uma educação ético-estética se constitui pelo reconhecimento da tensão entre o eu singular e o nós (ethos comum).

Referência(s)