Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados

2010; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 15; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782010000200009

ISSN

1809-449X

Autores

Maria do Rosário Longo Mortatti,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As complexas e polêmicas questões relativas a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para a educação no Brasil, nas últimas décadas, vêm sendo objeto de importantes estudos e pesquisas. Como resultado, tem-se acumulado significativo corpo de conhecimentos a esse respeito, o que propicia avanços no debate e possibilita novos estudos e pesquisas a respeito de aspectos cada vez mais específicos da temática. Com o objetivo de contribuir para esse debate, apresentam-se neste artigo conjecturas a respeito da relação entre setores públicos estatais decorrente especificamente do novo tipo de parceria entre órgãos públicos do Estado e docentes pesquisadores das universidades públicas para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para a alfabetização, iniciada na década de 1980 e enfatizada a partir da década de 1990, com a reforma do Estado brasileiro.

Referência(s)