Batistas eslavos em Curitiba: religião e etnicidade
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 1; Issue: 24/24 Linguagem: Português
10.5380/rv.v1i24/24.20862
ISSN2317-4021
AutoresAntônio César Camargo Miranda,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoA existencia de grupos religiosos denominados “eslavos” e muito intrigante, pois a uniao dessas varias etnias, nada homogeneas entre si, nao pode ser feita de forma simples. As varias diferencas historicas, diversidades linguisticas, e suas distincoes a respeito da religiao, mostram que os “eslavos” diferem-se muito. Dentre todos esses fatores, a marca religiosa acaba por separa-los ainda mais: os poloneses sao catolicos de rito latino, os russos e ucranianos pertencem ao catolicismo ortodoxo e parte dos ucranianos acabaram tornando-se catolicos uniatas. Porem, ocorreu, na cidade de Curitiba, a uniao de todas essas etnias heterogeneas, em um mesmo espaco religioso. Pode-se observar a existencia de cerimonias, na capital paranaense, que fornecam “assistencia espiritual” a estas etnias que e anterior ao inicio do desenvolvimento de suas atividades. Porem, estes foram alvo do missionarismo dos batistas e acabaram se organizando em torno de uma profissao de fe comum, que nao se enquadra entre o catolicismo de rito latino, ortodoxo, ou o uniatismo. A expansao da religiao batista no mundo deve-se a processos migratorios de “professantes” dessa denominacao e pratica de um missionarismo caracteristico. A denominacao batista instala-se na America do Norte e no continente europeu a partir de movimentos imigratorios decorrentes de perseguicoes religiosas ocorridas na Inglaterra no seculo XVII. Os batistas entendiam que deveria haver liberdade absoluta em relacao a questoes religiosas. Assim sendo, Igreja e Estado deveriam ser dissociados. Aliado a essa questao politica, essas pessoas acreditavam que poderiam criar uma Igreja baseada em principios neotestamentarios, ministrando o batismo por submersao apenas aqueles que cressem em Cristo e no Evangelho. O batismo infantil, ou por aspersao, nao seria considerado como biblico, e nesses casos ha a necessidade do “rebatismo” – dai a denominacao “batista”. Partindo do principio de que a Biblia e sua unica regra de fe e pratica, os batistas entendem que estes principios nao devem ser negligenciados. Esta teria sido uma razao para a emigracao de batistas, uma vez que almejavam formar Igrejas onde tais questoes fossem respeitadas. A medida que os imigrantes iam chegando nos Estados Unidos e na Europa, as igrejas foram surgindo, sem comecar de um centro especifico, mas sim a partir de varias comunidades que aos poucos foram crescendo. Tendo como preocupacao expandir suas crencas, essa denominacao inicia um trabalho missionario voltado ao envio de individuos especificamente com o objetivo de propagar seus ideais. Assim William Carey e John Thomas, em 1793, sao mandados a India, dando inicio as Missoes Protestantes Modernas. Apos estes primeiros missionarios, fez-se necessaria a criacao de Convencoes e Juntas Missionarias que reunissem as igrejas batistas no intuito de angariar fundos para criar e manter trabalhos de difusao de sua fe em diversos locais. Tais instituicoes proporcionaram a manutencao de varios missionarios espalhados por multiplos territorios e atraves de uma teologia expansionista de missao
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