
Comparação do tempo de latência entre nomeação e leitura em escolares
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722008000100011
ISSN1807-0329
AutoresLuciene Stivanin, Cláudia Scheuer,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO objetivo desta pesquisa foi comparar o tempo de latência entre a leitura de palavras e a nomeação de figuras. Participaram 74 crianças, de 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental de escola pública, sem queixas de alterações no desenvolvimento e sem dificuldades escolares. Foram aplicadas provas de leitura e de nomeação, com estímulos equivalentes. O tempo de latência, referente ao tempo entre a apresentação do estímulo e o início da produção oral, foi registrado por meio de um programa computacional. Os resultados apontaram para um tempo de latência maior para a nomeação do que para a leitura, em todas as séries. A diferença entre as séries foi observada apenas na leitura de palavra. As características psicolingüísticas dos estímulos afetam o processamento de palavras e de figuras de forma diferente, porém estas tarefas apresentam um ponto em comum, mais evidente no que se refere à freqüência dos estímulos.
Referência(s)