Artigo Acesso aberto Produção Nacional

JULES VERNE NA IMPRENSA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 4 Linguagem: Português

10.12957/pr.2014.14112

ISSN

2317-2215

Autores

Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Edmar Guirra,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O século XIX é marcado pelo crescimento exponencial da circulação de impressos. A leitura de jornais e revistas se tornou um hábito cada vez mais disseminado, fato frequentemente evocado na obra de Jules Verne (1828-1905). Ligada diretamente à modernidade, ao ambiente urbano, à consolidação da nação e à formação da opinião pública, a expansão do mercado editorial do impresso periódico esteve no centro da formação da sociedade de massas. Nesse contexto, o diálogo entre a literatura e a imprensa é prolífico. Ambos os campos se beneficiam dessa relação. Em uma perspectiva transatlântica, objetivamos apresentar dados do mapeamento realizado sobre a circulação do nome e da obra de Jules Verne e sua recepção crítica em jornais do Brasil.

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