
JULES VERNE NA IMPRENSA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX
2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 4 Linguagem: Português
10.12957/pr.2014.14112
ISSN2317-2215
AutoresPedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Edmar Guirra,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO século XIX é marcado pelo crescimento exponencial da circulação de impressos. A leitura de jornais e revistas se tornou um hábito cada vez mais disseminado, fato frequentemente evocado na obra de Jules Verne (1828-1905). Ligada diretamente à modernidade, ao ambiente urbano, à consolidação da nação e à formação da opinião pública, a expansão do mercado editorial do impresso periódico esteve no centro da formação da sociedade de massas. Nesse contexto, o diálogo entre a literatura e a imprensa é prolífico. Ambos os campos se beneficiam dessa relação. Em uma perspectiva transatlântica, objetivamos apresentar dados do mapeamento realizado sobre a circulação do nome e da obra de Jules Verne e sua recepção crítica em jornais do Brasil.
Referência(s)