
Modelo de Análise Didática dos Erros: um guia para analisar e tratar erros referentes à função polinomial do 2º grau
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2014v9n1p27
ISSN1981-1322
Autores Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste artigo são apresentados resultados parciais de uma investigação de doutorado que tem como objetivo identificar erros cometidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio no conteúdo de função. Para isso, nos embasamos em referenciais teóricos que dão um tratamento didático ao erro. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o Modelo de Análise Didática dos Erros – MADE – composto por categorias que fazem parte de três momentos de um procedimento sistêmico: entrada, organização e execução. Participaram da pesquisa 37 alunos do curso técnico integrado de uma escola pública de Minas Gerais. Apresentamos aqui duas questões referentes ao conteúdo de função polinomial do 2º grau retiradas do teste aplicado aos alunos durante a investigação. Com o resultado, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades oriundas do Ensino Fundamental, além de dificuldades conceituais sobre função polinomial do 2º grau.
Referência(s)