Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O livro e a formação do leitor-escritor: trilhas da extensão na educação básica

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rp.v21i2.18975

ISSN

2238-8850

Autores

Andrea Da Paixão Fernandes, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Lincoln Tavares Silva, Patrícia Braun,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ), tem como importante objetivo o investimento na formação de um cidadão crítico e criativo. Buscamos, para isso, práticas pedagógicas que desenvolvam a leitura e a escrita com sentido e uso social real. Tais ações constituem uma das marcas da concepção pedagógica da instituição. O projeto de extensão universitária “O livro e a formação do leitor-escritor” visa a tornar público, por meio da publicação de textos escritos de vários gêneros literários e imagéticos, a rica produção dos nossos estudantes. Como consequência desse investimento, desde o ano de 2004 o CAp-UERJ participa do Projeto Redação, promovido pelo jornal Folha Dirigida e pela Fundação Biblioteca Nacional. Esse projeto consiste na construção de uma obra literária a cada ano, tendo como autores estudantes de educação básica. Em nosso caso, essa parceria possibilita e potencializa a divulgação das produções textuais dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nosso artigo traz a experiência vivida nesses anos de desenvolvimento de projeto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX