
O livro e a formação do leitor-escritor: trilhas da extensão na educação básica
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rp.v21i2.18975
ISSN2238-8850
AutoresAndrea Da Paixão Fernandes, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Lincoln Tavares Silva, Patrícia Braun,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ), tem como importante objetivo o investimento na formação de um cidadão crítico e criativo. Buscamos, para isso, práticas pedagógicas que desenvolvam a leitura e a escrita com sentido e uso social real. Tais ações constituem uma das marcas da concepção pedagógica da instituição. O projeto de extensão universitária “O livro e a formação do leitor-escritor” visa a tornar público, por meio da publicação de textos escritos de vários gêneros literários e imagéticos, a rica produção dos nossos estudantes. Como consequência desse investimento, desde o ano de 2004 o CAp-UERJ participa do Projeto Redação, promovido pelo jornal Folha Dirigida e pela Fundação Biblioteca Nacional. Esse projeto consiste na construção de uma obra literária a cada ano, tendo como autores estudantes de educação básica. Em nosso caso, essa parceria possibilita e potencializa a divulgação das produções textuais dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Nosso artigo traz a experiência vivida nesses anos de desenvolvimento de projeto.
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