
Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas
2014; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022014000100002
ISSN1981-5271
AutoresMaria Lúcia R. M. Smolka, Andréia Patrícia Gomes, Rodrigo Siqueira‐Batista,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoApresentam-se os resultados de uma investigação empírica sobre a percepção de estudantes acerca do processo de construção da autonomia no contexto pedagógico em um curso de Medicina com currículo baseado na Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e exploratório, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam boa receptividade/adaptação à ABP, incluindo mudanças nos comportamentos discentes. Porém, questiona-se se essa mudança de postura descrita pelos estudantes representa, efetivamente, uma participação mais ativa na construção do próprio conhecimento - apontando para a autonomia no contexto pedagógico - ou simplesmente uma forma de adaptação ao método.
Referência(s)