
Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1516-18462010005000140
ISSN1982-0216
AutoresBruna Machado Correa, Ângela Garcia Rossi, Bruna Roggia, Ana Maria Toniolo da Silva,
Tópico(s)Phonetics and Phonology Research
ResumoOBJETIVO: destacar possíveis relações entre respiração oral e o sistema auditivo central de crianças em idade escolar, a partir da análise das habilidades auditivas de resolução temporal integração e separação binaural, atenção dividida, memória auditiva e fechamento auditivo. MÉTODOS: estudo em 102 escolares, entre 8 e 12 anos. Grupo I composto por 52 crianças com respiração oral e 50 crianças formaram o grupo II, com respiração nasal. Foram utilizados testes de Fala Filtrada, Teste de Padrões de Freqüência e Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW). Os resultados dos testes foram analisados em relação ao tipo de habilidade alterada e sua ocorrência em crianças com respiração oral. Além de uma análise quanto à possível relação entre os testes e as ocorrências de alterações mais freqüentes entre os mesmos. RESULTADOS: indivíduos do grupo I obtiveram maior freqüência de alterações de grau severo e moderado. Comprovou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos para as condições de: orelhas esquerda e direita competitiva, alteração relacionada a organização e integração auditiva, fechamento auditivo e padrão temporal. Não ocorreu diferença estatisticamente significante nos resultados da relação entre testes. CONCLUSÃO: crianças com respiração oral apresentam desempenho inferior nas habilidades do processamento auditivo do que crianças com padrão respiratório normal.
Referência(s)