EFEITO DA PATINAGEM DA RODA MOTRIZ DE UM TRATOR AGRÍCOLA NA COMPACTAÇÃO DO SOLO
1997; INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; Volume: 56; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0006-87051997000100020
ISSN1678-4499
AutoresJosé Valdemar Gonzalez Maziero, Luiz Geraldo Mialhe, Ila Maria Corrêa, Kiyoshi Yanai, JOÃO FLORIANO DE MENEZES,
Tópico(s)Agricultural Engineering and Mechanization
ResumoO rodado dos veículos que trafegam sobre uma área cultivada tornou-se um dos principais agentes de compactação dos solos agrícolas. O tipo de rodado, suas dimensões, velocidade de deslocamento, número de vezes que trafega sobre o mesmo local e carga suportada, por exemplo, são fatores que provocam maior ou menor compactação do solo. O objetivo do presente trabalho foi determinar, em condições de campo, a influência da patinagem da roda motriz de um trator agrícola na compactação de um solo de textura franca. Desenvolveu-se o experimento em blocos ao acaso, com quatro níveis de patinagem, 0, 10, 20 e 30%, e cinco repetições, com delineamento estatístico em parcelas subdivi-didas. Avaliou-se a compactação do solo pelo índice de cone, realizando-se trinta determinações, metade na linha de centro do rasto da roda motriz, metade no terreno ao lado, não compactado pela roda. A cada determinação, realizaram-se leituras de índice de cone para seis profundidades, a saber: 25; 50; 75; 100; 125 e 150 mm. Constatou-se que houve diferença significativa sobre o índice de cone apenas para os níveis 0 e 30% de patinagem. Os aumentos percentuais do índice de cone foram 19,2; 22,0 e 31,9%, quando se passou de 0 para 10, 20 e 30% de patinagem, respectivamente, embora não tenha havido diferença significativa na faixa de 10 a 20%. Constatou-se, também, que a maior influência da patinagem ocorreu até a profundidade de 50 mm.
Referência(s)