Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A escrita nas práticas de letramento acadêmico

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1984-63982010000200005

ISSN

1984-6398

Autores

Marildes Marinho,

Tópico(s)

Writing and Handwriting Education

Resumo

São inúmeros os trabalhos sobre o ensino-aprendizagem da escrita no ensino fundamental e médio. No entanto, a escrita acadêmica ainda não tem recebido a merecida atenção, no Brasil. Serão analisados aqui alguns elementos próprios das condições de produção de escrita de alunos de um curso de graduação. A concepção bakhtiniana, para a qual o domínio de um gênero é um comportamento social, articulada com uma abordagem etnográfica, delineia o referencial teórico-metodológico principal. Abordar o texto etnograficamente significa tratá-lo como um traço ou um elemento de uma situação social, que inclui igualmente os valores, regras, significados e atitudes, assim como modelos de comportamento dos participantes da interação. Conclui-se que o envolvimento da universidade com o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica demanda pesquisas sobre habilidades e competências linguísticas e também sobre fundamentos e estratégias que permitam refazer princípios e crenças que têm levado nossos alunos a uma relação "tímida", "deficiente", "inadequada" e tensa com as práticas acadêmicas letradas.

Referência(s)