Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escalas de exploração vocacional (EEV) para universitários

2007; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722007000100023

ISSN

1807-0329

Autores

Marco Antônio Pereira Teixeira, Marúcia Patta Bardagi, Cláudio Simon Hutz,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O comportamento exploratório tem sido descrito na literatura como um aspecto fundamental do desenvolvimento de uma carreira ao longo do ciclo vital. O objetivo deste estudo foi criar um instrumento para avaliar as duas dimensões principais do comportamento exploratório vocacional (exploração de si mesmo e exploração do ambiente) em universitários. O instrumento foi aplicado a 384 universitários com idade média de 21,7 anos, dos quais 65% eram mulheres. Análises dos componentes principais permitiram identificar as duas dimensões postuladas, demonstrando validade do construto. Os índices de consistência interna observados (0,85 e 0,89) também foram satisfatórios. Não houve diferenças de sexo para exploração de si e do ambiente. Estudantes em fim de curso apresentaram níveis mais elevados de exploração do ambiente do que os de início de curso. Embora ainda sejam necessários estudos complementares, os resultados desta pesquisa indicam que este instrumento construído apresenta evidências iniciais de validade e fidedignidade.

Referência(s)