
“Você corta um verso, eu invento outro”: o poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 23 Linguagem: Português
10.5902/1679849x13954
ISSN1679-849X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoNo período da ditadura militar no Brasil, a arte, especialmente a música, assumiu postura de oposição ao regime militar. Para isso, os compositores tinham de utilizar princípios e recursos linguísticos e discursivos que persuadissem o público subliminarmente, já que as manifestações explícitas eram alvos da censura. Este artigo objetiva analisar as estratégias utilizadas nas canções, identificando as marcas discursivas que colaboravam para persuadir o público e marcar posição de oposição ao regime. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise de trechos das canções da época. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos históricos, culturais e linguístico-discursivos, principalmente da Análise do Discurso Francesa de Maingueneau e Charaudeau. Concluímos que muitas estratégias foram utilizadas, de forma a construir ethe de resistência ao regime militar. Palavras-chave: ditadura militar; discurso; música de protesto.
Referência(s)