Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação sensorial e rendimento de filés defumados de tilápia (Oreochromis niloticus Linnaeus, 1757) na presença de alecrim (Rosmarinus officinalis)

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-70542007000200021

ISSN

1981-1829

Autores

Lílian Dena dos Santos, Ricardo Fiori Zara, Jesuí Vergílio Visentainer, Makoto Matsushita, Nilson Evelázio de Souza, Maria Luiza Rodrigues de Souza Franco,

Tópico(s)

Protein Hydrolysis and Bioactive Peptides

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito das formas de processamento e do alecrim na defumação dos troncos e filés sem pele de tilápia do Nilo sobre o rendimento e as características organolépticas. Independente da forma de processamento aplicada, os filés defumados na presença do alecrim apresentaram menor rendimento. Foi também observado que os filés obtidos a partir dos troncos defumados proporcionaram maiores rendimentos. Analisando a forma de processamento dos filés defumados, os provadores apresentaram maior aceitação para filés (FIL) (2,88) em relação aos filés a partir dos troncos defumados (FTD) (2,63). A presença de alecrim nos filés, independente da forma de obtenção do produto final, não foi significativo para aparência, cor, aroma e aceitação geral, em que as notas transformadas variaram de 2,70 a 2,77. Em relação às análises organolépticas das porções do defumado, a preferência foi maior para o consumo dos FIL em relação aos FTD. Os provadores não notaram diferenças quanto ao acréscimo de alecrim aos FIL e FTD, exceto para teor de sal.

Referência(s)