Como a noite engendra o dia e o dia engendra a noite revisando o vínculo da produção mútua entre escola e Modernidade
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0103-73072008000300005
ISSN1980-6248
Autores Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoO presente artigo analisa as relações entre escola e Modernidade. A hipótese central é de que o triunfo da escola se baseia no fato de sua proposta ter sido capaz de pôr em ação a concepção educacional moderna, o que levou ao estabelecimento de uma relação de produção mútua entre ambas. Por meio de complexos e eficazes dispositivos, a escola moderna construiu subjetividades que comungavam a cosmovisão moderna. O artigo estabelece, a partir da produção histórica, um conjunto de dez premissas que se referem à concepção geral da escola, aos sujeitos intervenientes e às operações levadas a cabo. Nesse percurso, recupera-se o debate educacional moderno.
Referência(s)