Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Currículo, diferença cultural e diálogo

2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 79 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302002000300003

ISSN

1678-4626

Autores

Antônio Flávio Barbosa Moreira,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Considerando-se o fato de que a sociedade contemporânea é inescapavelmente multicultural, defende-se, no artigo, que se responda a essa situação por meio de um multiculturalismo crítico. A fim de evitar que uma política da diferença destrua a construção de projetos comuns, sugere-se a promoção do diálogo, cujas dificuldades não podem ser minimizadas. Com o apoio de entrevistas realizadas com sete pesquisadores brasileiros, especialistas em multiculturalismo, discutem-se suas visões de diferença e de diálogo, bem como as estratégias pedagógicas decorrentes dessas visões. Argumenta-se que o atrito entre os insights da teoria curricular crítica e as contribuições da teoria social e cultural contemporânea pode favorecer o avanço da discussão dessas questões.

Referência(s)