
Projeto pedagógico e as mudanças na educação médica
2009; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 33; Issue: suppl 1 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022009000500005
ISSN1981-5271
AutoresIvely Guimarães Abdalla, Regina Celes de Rosa Stella, Gianna Lepre Perim, Rinaldo Henrique Aguilar-da-Silva, Jadete Barbosa Lampert, Nilce Maria da Silva Campos Costa,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoEste trabalho descreve os resultados do primeiro momento do projeto da Caem/Abem no eixo Projeto Pedagógico, um dos cinco eixos relevantes para avaliação das tendências de mudanças na escola médica. Analisa como os atores envolvidos com o curso de graduação percebem e situam a escola na sociedade ao estabelecerem sua missão política e pedagógica. Ao referir a tipologia do grupo de 28 escolas médicas, seguindo uma das três alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada), esse eixo mostra a predominância de situação avançada, seguida da inovadora relativa aos vetores Perfil Biomédico e Epidemiológico-Social do profissional que pretende formar, e da aplicação da tecnologia. Quanto aos vetores da produção de conhecimentos, mostram dificuldades em produzir e ampliar as linhas de pesquisa para além das áreas biomédicas. Também mostram não ter facilidade para articular os cursos de graduação, pós-graduação e a educação permanente com vista às necessidades de saúde da população.
Referência(s)