Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Opinião de docentes de enfermagem sobre a efetividade da comunicação não verbal durante a aula

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1982-0194201400034

ISSN

1982-0194

Autores

Rosely Kalil de Freitas Castro Carrari de Amorim, Maria Júlia Paes da Silva,

Tópico(s)

Deception detection and forensic psychology

Resumo

Objetivo Conhecer a opinião de docentes de enfermagem e da pesquisadora sobre a efetividade da comunicação não verbal durante as aulas.Métodos Estudo descritivo no qual foram incluídos 11 docentes de enfermagem em 220 minutos de filmagem. Foram avaliados 14 aspectos da comunicação não verbal. A opinião sobre a efetividade da comunicação não verbal foi apresentada em freqüência simples.Resultados Os docentes identificaram: 71,43% da postura (coerente, boa, efetiva e adequada); 62,5% das expressões faciais (eficientes, positivas e reforçando/acompanhando a fala); 83,33% do ritmo da voz (efetivo, bom e com velocidade adequada); 61,11% do nível de energia − física (ritmo bom, ativo, atento, efetivo, adequado e alerta); 78,95% da postura corporal (manter-se em movimento, estar ereto, de pé, usar gestos ilustradores, voltar-se para os alunos, estar próximo dos alunos das carteiras da frente). Além disso, houve uma menor freqüência de comunicação não verbal ineficaz entre os docentes.Conclusão A opinião dos docentes de enfermagem sobre a comunicação não verbal durante as aulas é geral e inespecífica, indicando inadequação na aplicação desta comunicação. Os docentes identificaram comportamentos comunicativos não verbais ineficazes em menor freqüência do que a pesquisadora.

Referência(s)