
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
2008; Brazilian Association of Population Studies; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0102-30982008000200004
ISSN1980-5519
AutoresJuliana de Lucena Ruas Riani, Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto,
Tópico(s)Intergenerational and Educational Inequality Studies
ResumoNa trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.
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