Artigo Acesso aberto

Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 24 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.349

ISSN

1984-0411

Autores

João Pedro da Ponte,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais características dessa actividade como género de pesquisa. De seguida, descreve a experiência de um grupo de professores e formadores ligados à disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, que tem empreendido colectivamente uma actividade de aprofundamento e divulgação das suas pesquisas sobre a sua própria prática profissional. E, finalmente, o artigo analisa o que esse trabalho representou para os diversos participantes envolvidos.

Referência(s)