
MOTIVAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO
2015; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1678-69712015/administracao.v16n1p124-156
ISSN1678-6971
AutoresCarlos Eduardo Cavalcante, Washington José de Souza, Anderson Luíz Rezende Mól,
Tópico(s)Tourism, Volunteerism, and Development
ResumoO presente estudo propõe um modelo estrutural para caracterizar motivos que levam indivíduos ao trabalho voluntário. O espaço empírico do estudo foi a Pastoral da Criança – organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição, de base comunitária, desenvolve trabalhos baseados em valores cristões como ajuda ao próximo, fraternidade, solidariedade e partilha do saber. O referencial teórico discute elementos do trabalho voluntário a partir de autores nacionais e internacionais, como os trabalhos de Wilson (2000), Clary, Snyder e Ridge (1992), Bussell e Forbes (2002), Cnaan, Handy e Wadsworth (1996), Penner (2002), no exterior, e os de Figueiredo (2005), Souza, Lima e Marques (2008), Sampaio (2004), Souza e Carvalho (2006), Piccoli (2009) e Vervloet (2009), em contexto brasileiro. A partir de Mostyn (1983), Carvalho e Souza (2007), Souza, Medeiros e Fernandes (2006), Souza, Dias, Moura e Cunha (2009), Souza, Cunha, Nascimento e Cavalcante (2010), Cavalcante, Souza, Nascimento e Cunha (2011a, 2011b, 2011c, 2012), abordam-se conceitos de voluntariado e reflexões teóricas de motivação voluntária que conduziram à construção do modelo testado. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário fechado com 21 indicadores, em duas visitas a cidades da Diocese de Pesqueira/PE. A primeira coleta de dados ocorreu no período entre 30 de maio e 3 de junho de 2011, na cidade de Buíque/PE, e, a segunda, na cidade de Pesqueira/PE, entre 6 e 8 de julho de 2011. Aplicaram-se 720 questionários no total. A amostra foi dividida em duas partes. Com a primeira, foi feita análise fatorial exploratória e, com a segunda, análise fatorial confirmatória, por meio da modelagem das equações estruturais. O exame dos resultados alcançados pelo modelo das expectativas permite concluir pela validade e confiabilidade do instrumento. Assim, as expectativas do voluntário da Pastoral da Criança são explicadas por um conjunto de interações entre os cinco atributos testados: altruísta, afetivo, amigável, ajustado e ajuizado.
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