
A empresa como sede do conhecimento
2003; Associação Brasileira de Engenharia de Produção; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-65132003000200005
ISSN1980-5411
AutoresDenise T. Lisboa Bassani, Sonia Nikitiuk, Osvaldo Luíz Gonçalves Quelhas,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo trata de um estudo de caso em que se procura evidenciar a importância do conhecimento para consecução da qualidade no ambiente organizacional. Os referenciais de análise são os critérios do Prêmio Nacional de Qualidade (1999) e observam a prática de treinamento realizada em uma organização de prestação de serviços de advocacia, especializada em Direito sobre a Propriedade Industrial. A abordagem sobre a Lei de Propriedade Industrial nos cursos de Direito nas universidades brasileiras é ainda insuficiente para a atuação imediata de profissionais neste campo. O conhecimento extenso e profundo sobre esta área particular é usualmente adquirido nas empresas de advocacia especializadas neste campo. Devido à ausência de uma metodologia de treinamento e desenvolvimento de formação profissional, no caso focalizado, um determinado setor desta empresa utilizou a gestão do conhecimento como ferramenta para a melhoria da qualidade de seus serviços. A organização e os funcionários foram beneficiados pela iniciativa, mas vários obstáculos impediram a sua continuidade. O trabalho presente discorre sobre a experiência da gestão sobre o conhecimento ocorrida neste caso, assim como registra as conseqüências e oportunidades para mudança.
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