Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelo de fila hipercubo com múltiplo despacho e backup parcial para análise de sistemas de atendimento médico emergenciais em rodovias

2006; Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0101-74382006000300004

ISSN

1678-5142

Autores

Ana Paula Iannoni, Reinaldo Morábito,

Tópico(s)

Transportation Planning and Optimization

Resumo

O modelo hipercubo é um modelo de filas espacialmente distribuídas baseado em aproximações Markovianas para analisar a configuração e operação de sistemas emergenciais servidor-para-cliente, em que os servidores se deslocam até os clientes. Neste estudo adaptamos este modelo para tratar sistemas de atendimento médico emergenciais (SAEs) em rodovias com políticas particulares de despacho, em que somente algumas ambulâncias do sistema podem atender chamadas em uma dada região (backup parcial), e duas ou mais ambulâncias idênticas ou diferenciadas podem atender uma única chamada (múltiplo despacho). Também consideramos situações em que uma ambulância pode se encontrar ocupada em sua própria base atendendo uma chamada não emergencial, isto é, sem ter que se deslocar na rodovia. Resultados computacionais da aplicação do modelo num estudo de caso de um SAE de uma concessionária de rodovias no interior de São Paulo são apresentados e analisados.

Referência(s)