
LEAN SERVICE: APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS
2014; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.3895/s1808-04482013000400005
ISSN1808-0448
AutoresDarlan José Roman, Jamur Johnas Marchi, Fernando Antônio Forcellini, Rolf Hermann Erdmann,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste artigo desenvolve-se a aplicação do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) em uma corretora de seguros. O MFV é uma das principais ferramentas e um dos primeiros passos para implementar a mentalidade lean nas organizações. A fonte de vantagem competitiva no setor de seguros pode estar residindo nos processos responsáveis pela captação da real necessidade do cliente e sua materialização na venda do produto final, a apólice. Desta forma, o MFV apresenta-se como um importante instrumento para auxiliar as organizações de seguros na redução de desperdícios do processo produtivo e, consequentemente, na geração de valor para o cliente. A metodologia de aplicação seguiu os procedimentos sugeridos por Rother e Shook (2003). Percebe-se que a abordagem Lean pode trazer significativas contribuições para a análise de processos em organizações do setor de seguros. Notadamente, na dimensão tempo, acreditando que o cliente que deseja contratar um seguro queira fazê-lo o no menor tempo possível.
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