Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pesquisa em Educação Contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009

2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 61 Linguagem: Português

10.1590/s1519-70772013000100008

ISSN

1808-057X

Autores

Gilberto José Miranda, Luciana de Almeida Araújo Santos, Sílvia Pereira de Castro Casa Nova, Edgard Bruno Cornacchione Júnior,

Tópico(s)

Accounting Education and Careers

Resumo

Este estudo tem o objetivo de delinear as linhas de pesquisa e a produção científica de doutores que defenderam suas teses em "Educação e Pesquisa Contábil" na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) no período de 2005 a 2009. Examina se, no Brasil, se repete o fenômeno identificado internacionalmente por Pierre, Wilson, Richard, Ravenscroft, e Rebele (2009) que citam que as publicações nessa área ainda são vistas pelos editores de forma preconceituosa, o que acarretaria desinteresse por parte dos pesquisadores. Para tanto, foi utilizada a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. As estratégias de coleta de dados foram: pesquisa documental na Plataforma Lattes e nas teses em Contabilidade defendidas na Universidade de São Paulo, compreendendo o total de 203 doutores. Pode-se constatar que o número de teses defendidas praticamente dobra a cada década e que a participação feminina na obtenção do título de doutor vem crescendo significativamente. Dos doutores investigados, 7% são bolsistas produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 76% estão vinculados a algum grupo de pesquisa e 56% informaram alguma linha de pesquisa no Currículo Lattes. Dos grupos e linhas de pesquisas, 8% e 6%, respectivamente, estão relacionados à Educação Contábil. Foi constatado que a linha de pesquisa "Educação e Pesquisa Contábil" é a que tem o menor percentual de trabalhos defendidos (8% das teses, 4% na área de "Educação Contábil"). Considerando as publicações, as temáticas predominantes tratam, sobretudo, de assuntos específicos da área contábil e tópicos relacionados às instituições de ensino, com escassas pesquisas sobre questões didático-pedagógicas, podendo indicar o pouco domínio dos pesquisadores sobre o assunto e revelando a necessidade de preparação dos doutores em Contabilidade para o exercício da docência. Educação e Pesquisa é a linha que tem a maior presença de mulheres. Esses achados apontam a necessidade de valorização da pesquisa sobre o ensino da Contabilidade para o desenvolvimento da profissão contábil e para a melhor formação docente.

Referência(s)