
O consumo na vida de adolescentes de diferentes condições socioeconômicas: uma reflexão para o marketing no Brasil
2006; Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1679-39512006000100005
ISSN1679-3951
AutoresAltamir da Silva Souza, Cassiano Paes da Silva,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO sistema capitalista cresce a partir do excesso de produção e consumo. Os riscos dessa concepção são visíveis para o futuro do planeta. Esse sistema valoriza a imagem, os símbolos, a moda, a hiper-realidade e o valor de troca. O marketing exerce papel preponderante nesse contexto, mediante estratégias que elevam as expectativas de consumo de diferentes segmentos da sociedade, como é o caso dos adolescentes com e sem poder aquisitivo. Entendendo a relevância da realização de estudos críticos no contexto brasileiro, analisamos o comportamento desses atores diante de tais aspectos e refletimos a respeito da contribuição de estratégias que incentivam o consumo. Nesse sentido, realizamos um estudo qualitativo, utilizando múltiplas técnicas de investigação, com a participação de 15 adolescentes. As informações obtidas revelam o interesse e a vulnerabilidadedos adolescentes no que diz respeito às estratégias de marketing dos produtos que costumam ou desejam consumir. Tais constatações abrem caminho para uma ampla discussão em torno do tema.
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