Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil

2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 39; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0101-41612009000400005

ISSN

1980-5357

Autores

Andréa Zaitune Curi, Naércio Aquino Menezes-Filho,

Tópico(s)

School Choice and Performance

Resumo

Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.

Referência(s)